segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CURTA AS CURTAS

Colaboração: Erivaldo Alves

A EUROPA CAMINHA PARA DECADÊNCIA

Desde os anos 70, com a alta nos preços do petróleo, as economias europeias passaram a apresentar sinais de fraqueza. O estado de bem-estar social começou a depender de uma base econômica frágil e o endividamento público explodiu. Ao mesmo tempo, a Europa era dependente dos Estados Unidos no campo da defesa” (Walter Laqueur) Historiador alemão em entrevista a VEJA edição 2.254 de 1º. De fevereiro de 2012

1. Depender de petróleo de fora

2. Depender de defesa de fora (EUA)

3. Por ter sido inundada por imigrantes islâmicos

4. Por curtir a vida e esperar que o estado a sustente


E O POVÃO GOSTANDO

A vulgaridade se instala sem que ninguém se dê conta. Com muita emoção e muita safadeza, o BBB continua em 2012 – são verdadeiras caricaturas humanas a serviço da bebida e do sexo desvairado.


AUGUSTO CURY

Já vendeu mais de 15 milhões de livros de autoajuda. É o povo precisando de conselhos e pagando caro por eles. Assim, cai por terra a antiga máxima: “Se conselho fosse bom não se dava, se vendia”.


O BRASIL É DA PETROBRAS

Para cada real injetado na economia pelo governo federal, outro real será aplicado pela PETROBRAS. Esta empresa é controlada por sindicalistas e por políticos. A presidente Dilma parece que agora quer profissionalizar a gestão colocando à frente da empresa Graça Foster que é da área.


EGITO É O AGITO

Um ano depois das revoltas incitadas por imagens feitas com celulares, os radicais da Irmandade Muçulmana e de grupos salafistas preparam-se para mandar no Egito. 72% da irmandade e 10% de cristãos.


O QUE AS TRAGÉDIAS NOS ENSINAM

Com o acidente do cruzeiro COSTA CONCORDIA no Mar Mediterrâneo no último dia 13, descobre-se o que há de melhor e de pior no ser humano: O comandante namora e foge; um desconhecido, Giovanni di Mauro, pôs a vida em risco para salvar centenas de pessoas e foi o último a deixar o navio em um bote; alguns milionários russos subornaram a tripulação para serem os primeiros a escapar em barcos salva- vidas; um padre, Massimo Donghi, havia dito aos fiéis que faria um retiro espiritual, mas embarcou no cruzeiro de luxo.


EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA

Com simplicidade e entusiasmo, o jovem matemático americano Salman Khan já deu mais de ll5 milhões de aulas na rede e começa a revolucionar a velha e enfadonha rotina escolar e tudo de graça. Diz ele: “Minha meta é que o mundo inteiro possa aprender de tudo sem pagar nada”.


A NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma pesquisa recente da universidade de Leiden, na Holanda, feita com ressonância magnética, serve para orientar os pais e professores a respeito dos estímulos básicos de todo processo educacional: a aprovação e reprovação dos trabalhos das crianças. O estudo mostra que as crianças na faixa de 8 aos 9 anos aprendem com os elogios, mas não tiram lições das críticas negativas – simplesmente não dão ouvidos a elas. Já as crianças na faixa de 11 a 13 anos são capazes de aprender com os próprios erros e, portanto, são sensíveis às críticas negativas da mesma forma que os adultos. O neurologista Paul Thompson, da Universidade da Califórnia, especialista em ressonâncias magnéticas cerebrais explica: “O lobo frontal do cérebro, responsável pelo autocontrole e pela avaliação das conseqüências das atitudes, só se desenvolve a partir dos 12 anos.

Um comentário:

  1. Quanto ao BBB 2012, precisamos ser mais práticos. Não assisto o programa e nem sei quem são os participantes. O que é lamentável, é que o povo critica e continua assistindo, colaborando p audiência.

    ResponderExcluir