domingo, 5 de fevereiro de 2012

A POSIÇÃO DO PSB

Antonino Oliveira Júnior


O Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores do Cabo, Gessé Valério, surpreendeu a todos, recentemente, quando encaminhou documento ao Diretório municipal do Partido Socialista (PSB), solicitando a realização de prévias para escolha do candidato socialista nas eleições deste ano, uma vez, segundo o documento, que o mesmo discordava da forma como o Prefeito Lula Cabral conduz o processo de escolha de seu candidato.

Segundo o documento, o Prefeito Lula Cabral alega se basear exclusivamente em uma pesquisa que ele encomenda mês a mês, sem levar em consideração a história e a bagagem política de cada um dos postulantes, no caso ele e o Vice-Prefeito Vado da Farmácia, e esquecendo um fato importante que é a mobilidade política e capacidade de atrair votos de cada um. Além disso, segundo o documento de Gessé Valério, o Prefeito Lula Cabral, que é filiado ao PTB, sequer tem discutido seus métodos com o Diretório Municipal do PSB, formado por figuras de destaque no universo político do município, a exemplo do empresário José Faustino Filho e dos ex-vereadores Luiz Solano, Amaro Alves e Manoel Bezerra.

Observa-se, então, que o PSB, Partido do Governador Eduardo Campos, uma das mais sólidas siglas partidárias do Brasil, encontra-se na condição de apenas esperar a escolha do preferido de Lula Cabral, que é do PTB, e ir para as ruas pedir votos. O próprio Gessé Valério reconhece que o Prefeito Lula Cabral poderia e deveria conduzir o processo de escolha, mas não de forma unilateral, senhor absoluto da vontade, sobrepondo-a, inclusive, à vontade do próprio PSB, que teve de engolir as filiações vindas de pára-quedas e terá que engolir, também, a candidatura escolhida, ainda que não seja do agrado do próprio diretório municipal.

Qual será a posição do PSB? Não há muitas opções de escolha. Ou parte para o confronto e exige ser escutado no processo de escolha ou cala, bate palmas quando subir a fumacinha branca, e vai prás ruas fazer de conta que o candidato é seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário