quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O PODER DAS URNAS


Antonino Oliveira Júnior


Chegou 2012 e com ele o início da disputa pelo governo municipal e pelas cadeiras da Câmara de Vereadores. È um ano de decisões, quando ao povo caberá a difícil missão de escolher o Prefeito, de entregar a uma pessoa os destinos de um dos mais importantes municípios de Pernambuco. São grandes as especulações e maiores ainda as promessas de que o Cabo de Santo Agostinho crescerá ainda mais, que virão mais empregos e que um mar de rosas vai nortear o município. A eles, os candidatos, cabe isso mesmo, ou seja, vender uma imagem de bom administrador e homem moldado para o cargo, ainda que nem sempre o seja.

Ao povo, aos eleitores, cabe o dever de saber analisar e, acima de tudo, escolher com sabedoria o melhor nome para capitanear a nau que por quatro anos carregará os sonhos e desejos de toda uma população. Não cabe mais, no Cabo de Santo Agostinho, a entrega do Poder a aventuras. É um município importante demais para tiros no escuro, para oba-oba frenético ou ser entregue a quem não tenha um programa definido para, no mínimo, quatro anos, considerando-se aspectos fundamentais, como a sustentabilidade das ações que falam de progresso e desenvolvimento. Os eleitores devem analisar cada candidato, se possível, conversando com eles, pedir explicações, cobrar posições e, acima de tudo, escolher quem tem propostas concretas para o desenvolvimento do município e uma melhor qualidade de vida para a população.

E aí, vale examinar a vida pessoal e política de cada um, porque um bom administrador deve ser, prioritariamente, um homem que tenha uma cabeça voltada para formar e formalizar projetos e planejamentos; que tenha um mínimo de história com a cidade, com sua gente e uma experiência, por menor que seja, em administrar seus pensamentos políticos, se existirem.

Não nos basta mais um prefeito que bata nas costas, que tenha pose de “popular” em rodas de farras. Não dá prá retroceder a este ponto. Tem que ser um nome com respaldo político, aqui e fora. Tem que ser um nome com postura de líder maior de um dos mais importantes municípios de Pernambuco. Que ao chegar em qualquer lugar ele possa ser objeto de uma anunciação altiva: -“Registramos a presença do Prefeito do Cabo de Santo Agostinho”.

Não podemos esquecer que são os eleitores, que é o povo quem tem o Poder das Urnas. É preciso, no entanto, serenidade e quebra de paixões, para dar um voto consciente e, de forma segura, escolher o melhor para o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário